quinta-feira, 1 de março de 2012

bife de vitela à Portuguesa




Olá!

Hoje apresento um prato que agrada a todos na minha Casinha.
Só não faço mais vezes para evitar os fritos.
Inspirada numa receita da Revista do Pingo Doce saiu;
- Bife de vitela à Portuguesa

Ingredientes:
  • 3 Bifes de vitela
  • Batatas para fritar
  • 3 Ovos
  • Azeite q.b.
  • 4 Dentes de alho
  • 4 Folhas de loureiro
  • Vinho branco q.b.
  • Sal e pimenta q.b.
Fiz assim:
Primeiro descasquei as batatas e parti às rodelas.
Depois de lavadas e secas coloquei na fritadeira a fritar.
Entretanto levei uma frigideira ao lume e coloquei azeite, os quatro dentes de alho com a casca e
esmagados com a faca e as quatro folhas de louro.
Depois de os alhos estalarem coloquei os bifes e deixei fritar de ambos os lados. Temperei com
sal e pimenta. 
Noutra frigideira estrelei os ovos.
Depois dos bifes estarem fritos retirei-os da frigideira e acondicionei-os entre dois pratos para se
manterem quentes.
No azeite de fritar os bifes adicionei um copo de vinho branco e levei ao lume até evaporar o
álcool.
Depois foi só empratar.

Coloquei um bife com o ovo a cavalo em cada prato, ladeei com a batata frita e por cima coloquei
o molho de azeite e vinho.

Acompanhei com uma salada de alface, cenoura e cebola.





Peço desculpa por andar desaparecida daqui e dos vossos cantinhos mas cada vez
é mais difícil conseguir manter a Casinha em dia.
Vou fazendo o que posso e peço a vossa compreensão.
Obrigada!

Como sei que esta semana não vou publicar mais nada aproveito para desejar a todos
os que me visitam um óptimo fim-de-semana.

Beijinhos e até breve!

59 comentários:

  1. E que belo bifinho Formiguinha, abriste-me o apetite :)) Ficou uma bela refeição!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pelo corte de carne diferente, esse bife tem sabor único em Portugal(na minha opinião), é muito apetitoso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão! É a única coisa que como da carne bovina:)
      O resto dispenso para os homens da casa...

      Eliminar
  3. Formiguinha adoro um bifinho de vitela com uma batatinha e nunca pode faltar o ovo :)

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro! E ovos então adoro desde sempre:) E estes são caseirinhos:):):)

      Eliminar
  4. um receitinha bem portuguesa, cá em casa voava!
    Gosto muito do prata de barro -lindo.

    Espero que já esteja recuperada da operação Às mãos, continuação de tudo de bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem portuguesa e bem deliciosa:)

      Também adoro este tipo de loiça, este é bem antigo - foi-me oferecido por uma amiga que por sua vez foi-lhe dado por um familiar à muitos anos atrás. Um prato com muitos anos e muita história:)

      Já estou praticamente boa, obrigada:)

      Eliminar
  5. Quem não gosta deste pratinho...eu cá gosto muito!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Que belo bifinho, sim senhora :)) Faz ai um pratinho para mim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá já a sair...

      Mas o que queres; o bife ou o prato?:):):)

      Eliminar
  7. Rica refeição, bem ao meu gosto, adorei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Formiguinha querida, descobri o que aconteceu, voce veja bem, essa sua postagem de hoje não está aparecendo no meu blogroll, pode ir la no meu blog e veja, vc está na minha lista de amigas que visito, porém não está aparecendo no meu blogroll, não sei o que está acontecendo, preciso arrumar isso, pois vc não é a primeira pessoa que acontece isso.Enfim, mais uma vez me desculpe a ausência mas, falo de coração, estava certa que estavas viajando. Delicia de vitela,é uma carne que gosto muito e sua refeição, ficou ótimo é bem ao meu gosto. Bjos querida, vou tentar arrumar o que está errado. Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josy não precisa de pedir desculpa:) O blogger de vez em quando faz estas coisas...
      Quem me dera a mim estar de férias e a viajar; mas enquanto isso não acontece vou trabalhar:)

      Volta sempre que puderes que eu adoro a sua companhia:) Bjs

      Eliminar
  9. Se tu soubesses o que eu gosto disto, é tão bom!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Formiguinha obrigado pela tua visitinha ao meu cantinho..... e olha que maravilha de comidinha... lá em casa adoramos!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Ai que vontade que me deste agora de comer um bifinho desses!
    Fiquei de água na boca.
    Muito bom aspecto. eh eh

    Nnham nham

    :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Formiguinha este prato é o meu preferido!

    ResponderEliminar
  13. QUERIDA FORMIGUINHA,
    ESTE TEU PRATO ESTÁ SUPER APETITOSO UMA RECEITA QUE NÃO DÁ PRA DISPENSAR, HUMMMMM...QUE DELÍCIA!

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

    ResponderEliminar
  14. Já sabes o que vai sair dali?? Olha por enquanto só me sai dores de cabeça, linhas e restinhos de tecido por todo o lado..lol.
    A batatinha já ía, o bife prefiro de porco, são gostos...lol
    jocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas que a única coisa que consigo comer da carne bovina é o bife? De resto não como mais nada:) Gostos...

      Eliminar
  15. Formiguinha!
    Que belo bife. Uma refeição que também gostamos muito mas tentamos evitar como tu, pelos fritos. Mas sabe tão bem...
    Um beijinho minha linda.

    ResponderEliminar
  16. Olá minha querida amiga!!

    Tu estás tão vaidosa, até o nome do blog está enfeitado com um lindo cupcake, muito fofo :)

    Minha amiga, deste-me uma boa idéia para o jantar sabe?
    Como toda casa transmontana, não faça nada em óleo, anão ser as batatas fritas, de resto só uso azeite, que tenho dos meus sogros, aquele azeitinho bom da terra. Os bifes faço exactamente assim e ficam mesmo bons.
    Vou já colocar os bifes a descongelar :))

    Beijinho grande minha querida e fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estou!!! E graças a ti, minha querida amiga sempre tão prestável:)
      Obrigada!
      Eu também só uso óleo na fritadeira, fora isso é sempre azeite e também tenho do caseirinho, oferecido pela família do marido:)
      É uma delícia:)

      Eliminar
  17. Deu-me cá uma fominha agora Formiguinha, adoro!!!

    Beijinhos e espero que esteja tudo bem contigo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu:)

      Está tudo bem Mariana, tenho é sempre o mesmo problema - a falta de tempo...

      Eliminar
  18. Olá Formiguinha, como stás? Espero que já estejas recuperada e que tudo esteja bem :)
    Desculpa também a minha ausência na tua casinha, o tempo foge muito depressa...
    Gostei muito deste bife, está mesmo suculento!! E o belo ovo estrelado...que maravilha!! :)
    Beijinhos linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou bem, obrigada:) E estou praticamente recuperada, só falta a força na mão mas isso é com o tempo:)

      Eu adoro bife com ovo estrelado, nunca pode faltar:)

      Eliminar
  19. é o prato preferido do meu filho quando vai a Portugal logo que passa a fronteira é o que ele come ele adora chama-lhe um bicoque o teu ficou muito bom bjs e tudo de bom para ti

    ResponderEliminar
  20. Bem, fiquei esfomeada e o jantar ainda está longe. Que bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  21. Bem, pela apresentação já é bastante apelativo... imagina se lhe sentisse aqui o cheirinho!!!! Bjoca

    ResponderEliminar
  22. O clássico bifinho com batata frita cai sempre bem, não é Formiguinha? Adoro, como e volto a comer sempre com o mesmo prazer. Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cai mesmo bem:) O prazer é sempre o de comer mais e mais vezes, nunca enjoa:)

      Eliminar
  23. Eu sempre fui da opinião que um pratinho destes é um consolo pr´a alma!!!!! E olha , que já vem de tenra idade! Por mim, comia todos os dias!!!!Hehehe!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  24. Formiguinha, que bom ver sua receita de novo, e logo esse clássico. Delicia!!!não suma tanto, seus pratos são sempre um deleite!!!!bjos Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada:)

      Isso de sumir está um problema dificil de resolver, eu tento estar mais tempo por aqui mas não consigo melhor. Tenho muita pena mas faço o que posso:) Agradeço a vossa compreensão:)

      Eliminar
  25. As comidas mais simples são as melhores! Adoro este tipo de clássicos!!:)

    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Há tanto tempo que não como um assim! Fiquei com água na boca...
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Bem... que delicia!! Tão simples e adorável.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  28. Nossaaaa...que tentação, olha que eu já almocei!! Mas deu uma fome...hum...

    Minha querida formiguinha, tenha uma semana Abençoada!!
    Muita Luz!!!

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...