sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Côroa de pão brioche da Branca de Neve


Olá!

Finalmente sexta-feira!
 Por cá está um lindo dia de Outono apesar das previsões de chuva e vento forte. Deve ser para
o fim-da-tarde como aconteceu ontem. Foi de meter medo!!! De repente o céu tornou-se negro
e surgiu um vento forte de levar qualquer um pelos ares. Imaginem a minha aflição; Formiguinha
como sou pensei que ia levantar vôo...Felizmente ainda ando por aqui!

Vi numa revista Lusitana uma receita de pão doce que me chamou a atenção por ter um aspecto tão
delicioso e fofo e resolvi experimentar. Como só tinha uma embalagem de farinha para pão brioche
da Branca de Neve só fiz metade da receita tal como descrevo.

Ingredientes:
  • 1 embalagem (500 gr.) de farinha p/ pão brioche da Branca de Neve
  • 230 ml. água tépida
  • raspa de 1 limão
  • spray para untar
  • farinha para polvilhar
  • 1 ovo para pincelar
  • açúcar para polvilhar
Fiz assim:
Na cuba da máquina de fazer pão adicionei a água e a farinha. Programa amassar - 1 hora.
Depois de apitar adicionei a raspa do limão.
Quando terminou o programa retirei a massa para a bancada enfarinhada e trabalhei a massa até formar
um rolo. Cortei em sete partes iguais e moldei cada parte numa bola.
Untei com spray Espiga uma forma de aro amovível e polvilhei com farinha. Dispus as bolas todas juntas
formando uma corôa e deixei levedar em local quente até atingirem quase o dobro do volume.
Depois de levedadas pincelei com o ovo batido e polvilhei com açúcar.
Levei ao forno pré-aquecido a 190ºC durante mais ou menos 30 minutos ou até a corôa ficar douradinha
e cozida.
Retirei do forno e deixei arrefecer. Desenformei depois de fria.




Aqui podem ver já levedada, pincelada com ovo e polvilhada com açúcar e pronta para ir para o forno.





Aqui já está cozida. Ficou muito bonita e perfeita. Não acham?
E é uma delícia!!! A mim faz-me lembrar as arrufadas. Hum, que bom!
Já não como arrufadas à anos porque como normalmente levam leite ou algum derivado de leite
não posso comer. E gostava tanto! Aliás os bolos de padaria que eu mais gostava eram as arrufadas,
pastel de nata e croissants. Agora só como o pão, quando compro.

Infelizmente não tenho foto do interior porque quando me lembrei já não havia.
No próprio dia comemos simples (ainda morna), com manteiga e com doce.
Nos dias seguintes comemos em fatias torradas com manteiga ao pequeno-almoço. Ficaram deliciosas!

Da próxima vez vou experimentar com a receita de pão brioche que já publiquei aqui. Acho que vai
ficar igualmente bom.


Bom fim-de-semana!
Beijinhos;

46 comentários:

  1. Pelo aspecto dá para imaginar o resto :)) Tenho que experimentar ...
    Eu tenho feito é o bolo rei, com esta farinha, fica muito bom ... :)

    Quanto as arrufadas, já não são o que eram ... adorava as linguas ... agora são fofas, parecem papo-secos ... bahhh :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é uma delícia:) Experimenta!
      Talvez este ano experimente fazer bolo-rei. Vamos lá ver:)

      Costumo comprar para o meu filho que tal como a mãe adora e até parecem deliciosas. Pelo menos de aspecto e consistência são como as que eu comia:)

      Eliminar
  2. Ficou com tão bom aspecto...
    beijinhos e bom fim de semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Hum...deve ser maravilhoso...

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficou bem deliciosa e com um ar tão quentinho... delícia.
    Jinhos e Bom final de Semana

    ResponderEliminar
  5. Olá Formiguinha!
    Vou trazer esta tua receita para fazer no fim de semana ! Tenho lá uma farinha destas mesmo a pedir para ser usada :)

    Beijinho doce e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  6. Hummmm só de imaginar até me cresce água na boca!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Olá Formiguinha,
    aqui estamos na primavera, mas cai muita tempestades, ontem
    mesmo choveu bastante.
    O seu pão ficou lindo e tem gostinho de quero mais!

    Beijos, ótimo fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui na Primavera às vezes faz tão mau tempo que até parece que as estações andam trocadas):
      Obrigada:)

      Eliminar
  8. Ficou linda e deve estar muito saborosa. Já comia umas boas fatias dessa delícia.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada:) É uma delícia!
      Fica à vontade...tira as que quiseres:)

      Eliminar
  9. Minha doce Formiguinha, que medo, tenho pavor desses ventos fortes e nuvens negras, mas bem que o vento poderia ter te trazido até o Brasil, na porta de casa, ai te daria um afetuoso abraço, te serviria guloseimas e ficaria muito feliz, mas por outro lado, seria perigoso, então o que me resta é esperar que um dia venhas até aqui Hehehe. Adorei sua brioche. Ficou linda e com certeza bem perfumada. Beijinhos, ótimo final de semana minha amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Dona Josy não me importava nada de ir ao Brasil principalmente para a conhecer e provar suas delícias. Era uma maravilha:) Se algum dia ficar rica vou-te visitar! Fica a promessa:)
      Obrigada!

      Eliminar
  10. Que receita linda! Adorei a cor que ficou...super apetitoso, parabéns!
    Vou anotar já!
    Beijos e te desejo boas energias e ótimo final de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  11. Olá Formiguinha,

    Essa coroa de pão brioche está uma tentação, imagino o quão fofinha e docinha deva ser !!!

    Por acaso hoje fiz uns pãezinhos mas não ficaram exactamente como eu gostaria, terei de tentar de novo... já o teu ficou fantástico ! :-)

    Beijinhos, resto de bom Domingo !

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou muito fofinha e docinha como nós gostamos (pouco doce).
      Da próxima vez vou experimentar com a minha receita de pão brioche que acho que vai ficar maior e mais fofa:)

      Comigo por vezes também acontece o mesmo, umas tento outra vez outras nunca mais faço:)
      Obrigada!

      Eliminar
  12. que bom aspecto formiguinha... deve ter ficado uma maravilha.. ;)
    uma boa semana

    ResponderEliminar
  13. Ficou fantástica!
    Muito bonita! :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Ficou tão bonito... é de certeza bem bom! Bjocas

    ResponderEliminar
  15. Formiguinha querida.
    Não conheço essa farinha, não sei se é especial!!!Mas o aspecto da coroa de brioches ficou muito gostosa e linda o que sugere que a farinha também deve ser muito boa, além lógico das mãos de quem os fez.
    Adorei...Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gina, é uma farinha pré-preparada para pão brioche. Basta juntar água e seguir as instruções de preparação na MFP ou à mão para termos um belo brioche:)
      Esta coroa ficou uma delícia!
      Obrigada:)

      Eliminar
  16. faz lembrar os paes de leite...

    uma delicia!!

    boa semana

    ResponderEliminar
  17. Bom dia....

    Passei para conhecer melhor o teu cantinho e gostei tanto, tanto....

    Já sou tua seguidora...e vou passar sempre que hajam novidades por aqui...se quiseres ser minha seguidora também, ficarei muito feliz e será uma maneira de nos mantermos sempre actualizadas!! :D

    ADORO o teu template...que coisa tão linda!! :D Foste tu que fizeste?

    Espero que tenhas muito sucesso..

    Tudo de bom e até breve....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica Casteleiro! Bem vinda à minha Casinha:)
      Fico feliz por gostares e por voltares novamente. Fico à espera!

      Vou já conhecer o teu cantinho e certamente que vou adorar:)

      *Obrigada pelo elogio ao template. Mas os elogios são todos para a minha amiga Patricia que tem a paciência e bondade de fazer estas maravilhas para a minha Casinha:)

      Eliminar
  18. Ficou com um apeto delicioso. É impossível resistir. Eu sou suspeita porque gosto muito de massa de brioche.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  19. Que linda côroa,ficou com um aspecto fofinho.
    Beijinhos
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar
  20. olá

    qd esta semana vi esta delicia, fez me lembrar os pães de leite bem fofinhos e fiquei com vontade de experimentar :)

    e assim foi, experimentei e ca por casa adoramos, é muito bom :)

    obrigada pela a partilha

    ResponderEliminar
  21. olá

    experimentei e ca por casa ficou aprovada!!

    obrigada pela partilha

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  22. olá,
    acho k ficou mt bonito e perfeitinho sim senhora=)

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...